Acabou a Quimio, a caminho de Sampa para uma nova etapa e novidades no HC

Não sei se consigo explicar o tamanho da alegria que senti na segunda-feira. Foi meu ultimo dia de quimioterapia.
Nossa, encarei 16 sessões e passei muito bem. Claro que tive reações. Várias.
Mas acho que não me entreguei a nenhuma delas. Dias ruins? Também tive, porém, com o cuidado de não me render a autopiedade.
E, principalmente, tive apoio! Familia, amigos e pessoas que nunca vi! Ah, a quimioterapia do amor!
Essa, aprendi que não tem fim e é maravilhosa.
Depois da minha última sessão, Ju Mundim, Rosangela, Nathi e minha afilhada, Daniela Serra, me levaram para comemorar, num lugar delicioso!
Estava ainda meio aérea da quimio, mas consigo lembrar que o sabor de tudo era muito, muito bom! E a conversa deliciosa ( apesar de não recordar do teor, rsss).
Bem, na terça-feira pela manhã, eu e Patty fomos ao Hospital de Clínicas.
Conversamos com a Mônica, do Serviço Social, e saímos animadíssimas!
Hoje cedo, recebi a mensagem da Mônica dizendo que a equipe do Hospital adorou nossas ideias e que podemos tocar adiante o Varal e o Yoga, que será no próprio HC. Tem notícia melhor pra começar o dia? E um dia de sol, ainda por cima?
Ah, quase ia me esquecendo de algo incrível que aconteceu! Depois de muitos meses ( acho que desde outubro quando comecei a investigar o tumor), eu dormi a noite toda! Acordei assustada com a claridade, às 8:30!!! Sério? Achei que isso nunca mais iria acontecer.
Estou me sentindo muito bem!
Hoje também saiu a publicação de uma matéria no Site Conexão Planeta, sobre o yoga para mulheres com câncer - com entrevista da Patty, fotos da Ju Mundim, e lindas e emocionantes referências ao blog Laços do Peito e à mim. Fiquei muito emocionada! Achava que seria uma apenas uma Matéria sobre o Yoga para mulheres com câncer!!!
Sugiro a leitura porque a reportagem da jornalista e amiga, Suzana Camargo, está muito, muito bacana.
Bom, antes de contar sobre minha viagem a São Paulo ( estou na aeronave, neste momento, no modo avião), aina quero contar sobre a Gi e a Juliane.
A Juliane conheci na penúltima sessão de químio.
Gente, fiquei impressionada com a doçura daquela mulher e com a presença e a força do marido. Uma relação linda e certamente importantíssima no tratamento dela, que enfrenta com muita fé e bravura os desafios que o câncer vem lhe apresentando.
Quero contar que ela está com metástase, mas quero que saibam que isso também é tratável! Quando a gente fala em metástase, todo mundo logo se apavora. Calma! A situação complica sim. Mas a medicina e a força de vontade do paciente são determinantes e tem que andar juntas. Sem contar a importância do apoio das pessoas ao redor! Só é bom lembrar que nessas horas, quem está perto do paciente, precisa distribuir alegria.
Nada de conversa sobre temas tristes, tragédias, doenças ou assuntos do gênero.
Agora falemos a minha querida Gi, que saiu do hospital nesta terça. Depois de muitos exames, descobriu que também está com metástase. E sabe, passado o susto inicial, ela vem recuperando a força que a gente já conhece!
Agora somos assim: eu, a perna esquerda. A Ju Mundim a direita. E a Gi, nossos braços.
Vamos encarar juntas, Gi!! E juntas somos uma fortaleza. Tenha certeza!
Só pra terminar a questão da metástase. Um amigo, aqui de São Paulo, teve metástase do pescoço até a cintura. Acompanhei pelo facebook todo o tratamento dele! Está curado e vivendo bem! São esses exemplos que temos de lembrar e seguir.

Agora explico a viagem a Sampa! Vim para a etapa presencial de um curso que comecei há algumas semanas, pela internet.
É o Negócio de Palestra, com o Roberto Shinyashik.
Decidi que vou me dedicar a levar as minhas experiências para mais gente. Palestras gratuitas para familiares e pacientes. Mostrando que é possível enfrentar crises e doenças como o câncer, com autoestima, alegria e sem paralisar a vida.
Também quero levar para empresas, a mensagem da superação! E apontar os caminhos. A experiência do câncer, pode ser transferida para vários setores da vida. Inclusive para a vida profissional.
Bem, volto pra Curitiba no domingo e, semana que vem, quero trabalhar muito pelo Varal de Lenços, pelo Yoga para pacientes do SUS e por mais atividades lá no hospital.
Ah, ainda sobre o Varal!! Recebi lenço dos EUA, da Andrea Holzmann! E a Ana Paula, já pediu o meu endereço para mandar a contribuição dela, que vem lá da Espanha.
Orgulho demais dessas pessoas generosas!
Desse jeito, o Varal vai poder se multiplicar, chegar a outros espaços e, quem sabe, ganhar a versão toucas e chapéus, para os homens!!
Afinal, eles também sentem frio na careca, que também precisa ser protegida do sol!
Sempre em frente, com alegria e muito a agradecer!🏻