Since 2015 | Todos os textos e imagens foram produzidos por Vanusa Vicelli e/ou Jucienne S R Camilotti, exceto quando sinalizado. | Todos os direito reservados. Proibido divulgação sem autorização.

O varal, o yoga, a expectativa da cirurgia e a TV Nômade

04.07.2016

foto: Lourival Veloso

​Gente, olha nosso Varal de Lenços aí!!!!

A última semana foi uma loucura. Muitos lenços para lavar e empacotar, o ecocardiograma e os exames de sangue para fazer, a instalação do varal e a primeira aula de Yoga no HC, além de uma reunião sobre a palestra de outubro e a exposição da Ju ( que na foto acima já aparece de cabelo!!!!), no Oncoville.

Sério, sexta-feira à tarde, estava exausta!

Mas foi uma semana cheia de alegria.

 

Uma rede de colaboração se estabeleceu

Enquanto eu lavava e tentava secar os lenços a tempo e comprava o que ainda faltava, a Patty apressava a produção dos suportes do varal  - confeccionados em MDF pelo marido (Jairo Alexandre) e pelo sogro dela (Antônio Wilson Camargo) www.ksadosartistas.com.br . Eles doaram material, tempo e trabalho para nos ajudar. 

A Patty também foi a responsável por comprar os tapetinhos para o Yoga com a doação feita por uma grande amiga minha, Andrea Holzmann, diretamente de Miami!!! e um complemento da Isa, amiga da Patty. 

Foi uma pequena rede de colaboração, que resultou num lindo Varal e na aula inaugural do Yoga lá na Oncologia do HC.

Eu parecia criança, contando pra todo mundo que encontrava.

 

Na última quinta, contamos com a ajuda do César e do Joaquim ( da manutenção do HC), que foram uns amores ( mais abaixo, tem foto deles) e instalaram com muito interesse e carinho o nosso varal.  

Fui pendurando os pacotinhos e logo uma paciente se aproximou e levou o primeiro gorro ( sim, nosso varal tem gorros de lã e chapéus também!!). Fiquei tão feliz! é que, por um momento, achei que ninguém iria se interessar. 

 

Pouco depois que a Ju chegou (a famosa perna direita e quem teve a ideia do varal), chamamos o Dr. Cleverton Spautz ( meu médico, incentivador e facilitador dessa ação) para uma foto ao lado da Mônica Tramujas Sniecikoski

( assistente social   do HC e entusiasta das nossas propostas). 

Pois não é que fomos surpreendidas pela vinda de várias enfermeiras e vários médicos, todos animados com o Varal e com o Yoga? 

 

foto: Lourival Veloso

 

 

foto: Lourival Veloso

E foi lindo quando o Dr.Arthur Gomes Neto

(oncologista),  chamou  uma jovem paciente para nos apresentar.  A Renata Gomes fez o tratamento grávida e o bebê nasceu saudável e bem, há poucas semanas.

 

A Ju, na primeira oportunidade,  convidou a moça para fazer um ensaio fotográfico ( que ainda vai ser agendado).​ Afinal, histórias assim, de sucesso, têm que ter registro! 

 

 

À tarde foi a vez da Patty se emocionar. Ela tem sido uma grande parceira! Bendito foi o dia em que ela entrou em contato comigo, dizendo que queria trocar amor com pacientes de câncer. 

Desde então, levar a prática do Yoga para pacientes do SUS passou a ser meu objetivo. E a Patty topou a ideia desde o primeiro momento.

A gente sabe o quanto o  Yoga pode ser benéfico para os pacientes e auxiliar no tratamento deles.

Na primeira aula, apenas duas - de dez pacientes confirmadas - compareceram à aula. Mas isso não abateu nosso ânimo em nenhum milímetro. Sabemos que é uma novidade e que, aos poucos, os benefícios vão sendo percebidos e a adesão aumentando. 

 

Uma parte do corredor está se transformando no espaço do paciente (como já queriam os funcionários). Este pedaço de corredor agora também é é a "sala" de Yoga.

 

 

 E o mesmo espaço, em breve,

vai ganhar o Chapeleiro, onde os homens vão ser os beneficiados!!! A jornalista e artesã, Gi Mazeto, se propôs a fazer o suporte para os chapéus e toucas masculinas.  Devagar, a gente vai se organizando. Aí, vamos contar com doações para manter o nosso chapeleiro sempre abastecido!

 

 

O que precisamos agora

- Mais lenços ( e de preferência lavados pois não estamos dando conta de lavar na medida da necessidade).

- Ajuda de algumas costureiras (temos tecidos para lenços)

- Parceria com algum estacionamento próximo ao HC. O preço da hora é bem caro por ali. Com um estacionamento mais barato ou de graça, a Patty poderia até ficar mais tempo e aplicar Reiki nos pacientes. E nós poderíamos nos dedicar, com mais freqüência,  a atividades com os pacientes. 

- Precisamos da ajuda de advogados e contadores também, para atender às necessidades de alguns pacientes.

 

Agora, sobre a  cirurgia. Vou ao Dr. Cleverton hoje, no fim da tarde, quando devemos marcar a cirurgia e acertar alguns detalhes.

Então... vamos em frente!

Ah, já ia esquecendo. Quem quiser pode me acompanhar em video também. Todas as quartas, às 20h, ao vivo na TV Nômade https://www.facebook.com/atvnomade/?fref=ts 

E quem perder a transmissão ao vivo, assiste mais tarde,  porque fica postado lá no página. 

 

 

 

 

 

Cesar e Joaquim, os instaladores do primeiro Varal de Lenços.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobraram poucos lenços no segundo dia do Varal.

Please reload

Destaque

Uma outra Perspectiva para a Cura - Parte III

November 4, 2019

1/7
Please reload

Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts

September 23, 2019

July 13, 2019

Please reload