Idade para Mamografia e preparativos para a Radio


imagem do Portal do Governo Federal, com destaque para a informação de que o SUS oferta mamografia para mulheres todas as faixas etárias.


Andei ausente, mas já estou de volta. E hoje tem assunto sério: afinal? com que idade podemos fazer mamografia? E ainda, segue meu tratamento, para a terceira e última etapa. Já ando cantando vitória, eu sei, mas tem mais um pedágio pela frente. E a gente encara, "de boa" como diz a garotada por aí.


Já consultei o radioterapeuta, Dr. Henrique Balloni. Gostei dele, viu? jovem, simpático e parece muito interessado no bem estar dos pacientes.

Segunda-feira faço a tomografia e depois é só fazer o molde do "colchão" (quero ver de perto para explicar melhor que colchão é esse). Enquanto isso, a equipe faz os cálculos pra que os raios atinjam exatamente a área que precisa deles. Tem que ser tudo muito preciso. Por isso, a necessidade de contas muito bem feitas! E quem faz é um Físico, não é um médico, não!!!

Sem querer duvidar da capacidade dos médicos, mas... cálculo é mais a praia dos Físicos, né? (Eu já contei que a radioterapia ataca apenas as células com câncer? pois é! acho bacana isso!).


Qual a idade para fazer MAMOGRAFIA?

Outro dia, numa reunião a respeito do Outubro Rosa, o representante do maior hospital do câncer aqui de Curitiba, disse que a idade para mamografia é de 54 anos pra frente.

Aquilo me deixou muito indignada. Como assim? pensei!!! afinal, a maior parte das mulheres que conheço e que está ou esteve em tratamento contra o câncer de mama (inclusive eu) tem menos do que 54 anos ( eu muuuito menos, rssss ... tá, nem tanto! :( ... ). Algumas, menos de 40 anos, inclusive!!!

Bom, fui pesquisar.

Descobri que a incidência de câncer de mama é realmente maior em mulheres acima dos 50 anos. No site do INCA (Instituto Nacional do Câncer) li que a recomendação da Organização Mundial de Saúde é que mulheres entre 50 e 69 tenham prioridade neste exame.

Mas, entre as minhas leituras estava a informação de que o número de casos de câncer de mama em mulheres a partir do 40 vem crescendo, ano a ano. E que, este câncer atinge também mulheres antes dos 30 anos ( e em número bem menor, até adolescentes).

Não quero criar um clima de histeria a respeito. Quero sim, avisar as mulheres com menos de 50 anos que elas têm direito a fazer mamografia, em caso de suspeita ou de histórico familiar de câncer de mama ou, ainda, se o médico achar por bem solicitar o exame.

No Portal Brasil, do Governo Federal, está bem claro ( como mostro no destaque da foto que ilustra esse post), a Rede Pública de Saúde( boa parte dos planos também) oferece mamografia a mulheres de qualquer faixa etária.

Espero ver isso, bem claro, nas campanhas do Outubro Rosa deste ano!!!


Vou abordar este assunto e dar outras dicas de prevenção - além da mamografia - na transmissão ao vivo de quarta-feira na Tv Nômade, pelo facebook.

São dicas que podem ajudar a evitar outros tipos de câncer também. Espero vocês, começa às 20h!

beijo pessoal!


link para a matéria completa no Portal Brasil:

http://www.brasil.gov.br/saude/2014/02/sus-assegura-as-mulheres-exames-de-mamografia




Destaque
Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts

Since 2015 | Todos os textos e imagens foram produzidos por Vanusa Vicelli e/ou Jucienne S R Camilotti, exceto quando sinalizado. | Todos os direito reservados. Proibido divulgação sem autorização.