Linfonodo comprometido

18.01.2016

Vocês lembram que, há alguns posts atrás, escrevi sobre uma consulta com meu mastologista quando ele colheu material do meu linfonodo? Então, saiu o resultado.

Mas antes, vou tentar explicar o que é um linfonodo?

 

 

Consultei o Google, pesquisei e acho que todo mundo vai entender assim:

Os linfonodos (gânglios linfáticos) funcionam como defensores do nosso organismo e responsável por nossa imunidade.  Sabe quando a gente ouve falar deles? quando alguma coisa não vai bem...

Quer ver? Já ouviu falar de íngua? então, a íngua é um linfonodo aumentado, uma reação do organismo. No site do programa Bem Estar, encontrei a seguinte explicação, me pareceu bem didática:

 

"Você sabe o que é íngua (ou gânglio)? São aqueles carocinhos que aparecem no corpo. As ínguas são reações do nosso corpo, uma defesa do organismo, e podem surgir em vários lugares. Mas quando elas não desaparecem e com o tempo aumentam de tamanho, podem ser sinal de uma coisa mais séria". 

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/03/entenda-diferenca-entre-ingua-benigna-e-ingua-maligna.html

 

E meus exames, lá atrás, mostraram que eu tinha um linfonodo aumentado na axila. Por isso foi feita a biópsia. E o resultado, que saiu na semana passada, revelou que ele está comprometido.

O Dr. Cleverton Spautz ( gente boa esse meu médico, viu?!) fez a gentileza de me traduzir esse diagnóstico, especialmente para eu publicar aqui no blog.

Ele mandou a seguinte mesagem:

 

"Quanto ao linfonodo comprometido, refere-se a apresentar células do câncer de mama .Isso acontece através da circulação Linfática, a qual leva estas células até os linfonodos.

Os linfonodos (que fazem parte do nosso sistema linfático ) funcionam como uma espécie de barreira (filtro). Por isso, são os primeiros e, na maioria das vezes, únicos a reter estas células."

 

Bom, o que faremos com meu linfonodo aumentado e comprometido ainda não sei. Mas, a Juliana Mundim ( minha amiga ainda virtual e fotógrafa) me disse que o dela foi retirado. Imagino que o mesmo aconteça comigo.

Mas isso, só vou conversar em consulta. ( Não vou ficar abusando do Dr. Cleverton desse jeito). De qualquer modo, os médicos já estavam desconfiados desse comprometimento. Então, não é exatamente uma novidade. 

Quando recebi a notícia, não me abalei. Só brinquei com o Dr. Cleverton dizendo que ele só me dava más notícias!  O danado respondeu que quando as boas começarem a vir, não vão parar mais. Acredito nele!!

 

Ah, a Susan já está usando lenço, postou foto no face e tudo. Até aprendeu uma nova amarração! Ficou muito charmosa. Para as meninas que querem dicas, recebi de um amigo  a sugestão de seguir o perfil "Quimio e beleza" no facebook. 

E eu tô curtindo meus lenços. O da foto de hoje foi presente da Adriana Milkczvisky!! Adorei!

 

 

Please reload

Destaque

Uma outra Perspectiva para a Cura - Parte III

November 4, 2019

1/7
Please reload

Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts

May 3, 2020

April 12, 2020

April 5, 2020

February 15, 2020

Please reload

Since 2015 | Todos os textos e imagens foram produzidos por Vanusa Vicelli e/ou Jucienne S R Camilotti, exceto quando sinalizado. | Todos os direito reservados. Proibido divulgação sem autorização.