Since 2015 | Todos os textos e imagens foram produzidos por Vanusa Vicelli e/ou Jucienne S R Camilotti, exceto quando sinalizado. | Todos os direito reservados. Proibido divulgação sem autorização.

Linfonodo comprometido

18.01.2016

Vocês lembram que, há alguns posts atrás, escrevi sobre uma consulta com meu mastologista quando ele colheu material do meu linfonodo? Então, saiu o resultado.

Mas antes, vou tentar explicar o que é um linfonodo?

 

 

Consultei o Google, pesquisei e acho que todo mundo vai entender assim:

Os linfonodos (gânglios linfáticos) funcionam como defensores do nosso organismo e responsável por nossa imunidade.  Sabe quando a gente ouve falar deles? quando alguma coisa não vai bem...

Quer ver? Já ouviu falar de íngua? então, a íngua é um linfonodo aumentado, uma reação do organismo. No site do programa Bem Estar, encontrei a seguinte explicação, me pareceu bem didática:

 

"Você sabe o que é íngua (ou gânglio)? São aqueles carocinhos que aparecem no corpo. As ínguas são reações do nosso corpo, uma defesa do organismo, e podem surgir em vários lugares. Mas quando elas não desaparecem e com o tempo aumentam de tamanho, podem ser sinal de uma coisa mais séria". 

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2015/03/entenda-diferenca-entre-ingua-benigna-e-ingua-maligna.html

 

E meus exames, lá atrás, mostraram que eu tinha um linfonodo aumentado na axila. Por isso foi feita a biópsia. E o resultado, que saiu na semana passada, revelou que ele está comprometido.

O Dr. Cleverton Spautz ( gente boa esse meu médico, viu?!) fez a gentileza de me traduzir esse diagnóstico, especialmente para eu publicar aqui no blog.

Ele mandou a seguinte mesagem:

 

"Quanto ao linfonodo comprometido, refere-se a apresentar células do câncer de mama .Isso acontece através da circulação Linfática, a qual leva estas células até os linfonodos.

Os linfonodos (que fazem parte do nosso sistema linfático ) funcionam como uma espécie de barreira (filtro). Por isso, são os primeiros e, na maioria das vezes, únicos a reter estas células."

 

Bom, o que faremos com meu linfonodo aumentado e comprometido ainda não sei. Mas, a Juliana Mundim ( minha amiga ainda virtual e fotógrafa) me disse que o dela foi retirado. Imagino que o mesmo aconteça comigo.

Mas isso, só vou conversar em consulta. ( Não vou ficar abusando do Dr. Cleverton desse jeito). De qualquer modo, os médicos já estavam desconfiados desse comprometimento. Então, não é exatamente uma novidade. 

Quando recebi a notícia, não me abalei. Só brinquei com o Dr. Cleverton dizendo que ele só me dava más notícias!  O danado respondeu que quando as boas começarem a vir, não vão parar mais. Acredito nele!!

 

Ah, a Susan já está usando lenço, postou foto no face e tudo. Até aprendeu uma nova amarração! Ficou muito charmosa. Para as meninas que querem dicas, recebi de um amigo  a sugestão de seguir o perfil "Quimio e beleza" no facebook. 

E eu tô curtindo meus lenços. O da foto de hoje foi presente da Adriana Milkczvisky!! Adorei!

 

 

Please reload

Destaque

Uma outra Perspectiva para a Cura - Parte III

November 4, 2019

1/7
Please reload

Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts

September 23, 2019

July 13, 2019

Please reload