Since 2015 | Todos os textos e imagens foram produzidos por Vanusa Vicelli e/ou Jucienne S R Camilotti, exceto quando sinalizado. | Todos os direito reservados. Proibido divulgação sem autorização.

A lição que vem das crianças + as palestras sobre Câncer de Próstata

21.11.2016

 

Esta é a Lívia!!!! uma fofurinha linda que adora ser fotografada!

Aos três aninhos veio de Borrazópolis a Curitiba, com a mãe e avó, para fazer um tratamento contra Leucemia. Ela sequer tem ideia do que seja Leucemia, mas já sabe que não pode comer alimentos crus, e que precisa comer outros porque fazem bem. E que tem de lembrar de sempre lavar as mãozinhas,  que precisa puncionar a medula de tempos em tempos e de quimioterapia também (e  isso exige que ela fique três dias no hospital). Provavelmente não compreende muito bem a mudança que aconteceu na vidinha dela, nos últimos meses... mas o que ela sabe mesmo é que não há motivo para perder esse sorriso encantador.

Lívia movimentou toda a cidade onde mora. Um grupo de pessoas fez de tudo pra levantar um valor em dinheiro, permitindo que a mãe ( cabeleireira) pudesse abandonar o trabalho para acompanhá-la no tratamento. A avó também veio a Curitiba, pra dar suporte às duas.

 

Mas, o que é mais lindo pra mim é que - por ser criança - ela não questiona nada. No entanto, entende que precisa passar por tudo que passa, mesmo sendo quase um bebê.

E, enquanto muitos adultos ficam se perguntando por que eles foram escolhidos pra passar por alguma dificuldade, a Lívia apenas enfrenta.

E enfrenta com alegria! 

 

O principal suporte que ela recebe pra isso? Seguramente, o amor da família e o carinho dos profissionais que a atendem.

É o que chamo de Quimioterapia do Amor.

 

  Foto: Elisangela, mãe da Lívia.

 

Um dos médicos dessa garotinha, também já teve câncer quando menino. Como bem a repórter, Ana Zimmermann, a doença não deixou traumas! e até o ajudou a escolher a medicina como profissão.  (a história do Hugo foi relatada numa reportagem da RPC, vou deixar o link no final do post).

Uma história linda essa, a do Dr. Hugo Oliveira!

E olha a carinha dos dois aí do lado!

 

Só posso concluir que, nós adultos, temos muito a aprender com as crianças.

Principalmente sobre força, alegria e como descomplicar a vida.  

Poderia terminar meu post por aqui, mas  como fiquei de contar como foram as palestras sobre Câncer de Próstata, tem só mais um pouquinho de texto.

 

 

O médico da foto é o Dr. Denis Jardim, oncologista clínico ( a fotografia não ficou muito boa por causa do luz lá no fundo, sorry pessoal!). Ele explicou que o risco de câncer de próstata é de 16%, enquanto o de morte  é de  3%. 

 

Como se trata de uma doença indolor ( na fase inicial), o rastreamento - através do PSA e do Toque Retal - é muito importante.  A indicação desses exames para homens jovens depende muito do histórico familiar e de algum outro problema que ele apresente. Porém, a partir dos 50, deve estar na agenda anual de todos. 

 

O Dr. Dênis disse que o ideal é que o PSA dê resultado inferior a 01, mas enfatizou que se for maior do que isso não significa, necessariamente, câncer. Segundo ele, depende muito da avaliação médica a partir das características de cada paciente.

 

A conversa foi muito boa. Tivemos também palestras com o Dr. Henrique Balloni, radioterapeuta, e com o cirurgião, Dr. Ari Adam Jr.

 

Como esse post está muito longo, vou colocar aqui alguns dos sintomas do CA de Próstata.

 

- Assintomático em 80% dos casos

- Dor ou sangue ao urinar

- Disfunção erétil

- Perda de peso ( em alguns casos)

 

 Na foto acima, vemos o Dr. Henrique Balloni ( meu médico também) . Abaixo, Dr. Ari.

 

 

 

 Segue o link da reportagem que prometi sobre o Dr Hugo:

 

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2016/10/paciente-supera-cancer-e-retorna-ao-hospital-onde-se-curou-como-medico.html

 

Até semana que vem!! 

beijos a todos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaque

Uma outra Perspectiva para a Cura - Parte III

November 4, 2019

1/7
Please reload

Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts

September 23, 2019

July 13, 2019

Please reload