Since 2015 | Todos os textos e imagens foram produzidos por Vanusa Vicelli e/ou Jucienne S R Camilotti, exceto quando sinalizado. | Todos os direito reservados. Proibido divulgação sem autorização.

O eco-chefe e a mousse de cacau pra lá de saudável

26.02.2017

Este é Tonny Nascimento,  eco-chefe.  Você sabe o que é um eco-chefe? Pois é, eu também não sabia!!!

Já, já eu explico. Antes quero contar que vou dar uma receita de sobremesa

( ele fez aqui em casa) que vai, certamente, agradar quem está em quimioterapia,  quem faz dieta ou quem vive à procura de uma receitinha Fitness!!

Ah, e mulher na menopausa louca por uma doçura, também! rssss

 

Eu conheci o Tonny durante uma palestra sobre comunicação, que fiz a convite de uma agência de conteúdo. Como o grupo não era muito grande (acredito que umas vinte pessoas), pedi que cada um se apresentasse rapidamente. Foi quando ouvi a expressão "eco-chefe", pela primeira vez. Pedi licença aos demais para que ele explicasse!

De cara, eu me interessei, apesar de não ter entendido muito bem, confesso. Mas, eu me interessei porque ele falou em sustentabilidade e em alimentos vivos, cheios de nutrientes que fortaleciam o corpo contra as doenças. Como acredito demais no poder da alimentação - afinal ela me ajudou muito durante o período mais difícil do meu tratamento - ficamos em contato.

 

Neste sábado de carnaval, ele veio à minha casa para ensinar uma receita de sobremesa poderosa,   mousse de chocolate com calda de morango. Aí alguém pode perguntar, mas doce não aumenta a acidez do organismo e faz baixar a imunidade? Pois é, mas essa receita não é como as outras...mas é saborosa.

( Fiz um teste, servi para três amigas minhas que adoraram!). 

 

A receita vai estar ao fim desse post, ok? 

 

Agora vou tentar explicar de maneira bem simples o que é um eco-chefe!

Trata-se de um chefe de cozinha que tem uma preocupação sócio ambiental, e que procura usar o alimento integralmente, evitando ao máximo o desperdício e a produção de lixo.

Por exemplo, o Tonny usa desde as folhas da cenoura até a casca. Isso não é exatamente uma novidade, eu sei! Porém, geralmente, a gente não coloca em prática.

 

O Tonny dá cursos, consultoria a restaurantes e vai à casa das pessoas ensinar as receitas. O mais bacana é que ele adapta a culinária francesa ao que chama de cozinha vegetariana retroalimentar.  Ou seja, a comida que aumenta a disposição, melhora a memória e ainda nos dá equilíbrio.

 

Lá em cima, citei alimentos vivos, como os sucos verdes ( não vale comprar aqueles sucos engarrafados, hein? tem que preparar e beber na hora). O uso da semente de trigo germinada, é outro exemplo da cozinha viva. E olha, pesquisando sobre esse alimento, fiquei bem impressionada com o número de propriedades que o trigo tem. Fonte de energia, proteína, fibras, Vitamina B1, selênio, fósforo e muito mais.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos à receita da Mousse?

ingredientes:

- Um abacate (maduro, mas não muito mole).

- Uma cx de morango

- Três colheres de cacau em pó 100%

- Uma colher de sopa rasa de alga marinha hidratada ( vc hidrata na hora de preparar)

- Duas colheres de sopa de semente de trigo germinado

- Mel de abelha ou mel de agave ( ou, para os menos radicais, três colheres de sopa açúcar demerara orgânico).           ​

​                    

                                                                                ( foto: alga marinha sendo hidratada)

preparo:

bata o abacate no liquidificador ou na centrífuga até se transformar em creme.

adicione o cacau e bata mais um pouco, depois as algas, o trigo germinado, o açúcar ( ou o mel - lembrando que o sabor vai trazer o gostinho do mel, neste caso).

Coloque numa travessa ou numa compoteira e leve para a geladeira

 

preparo da calda:

bata o morando com três colheres de açúcar ou um pouco de mel de sua preferência. Despeje uma parte sobre a mousse e reserve o restante para a hora de servir. Enfeite com morangos se desejar ou com um ramo de hortelã. 

Sirva geladinho.

 

Como a calda é doce, e o cacau mais amargo, fica uma sobremesa bem equilibrada!

 

DICAS:

-O talinho do morango pode ser batida junto com o abacate! Nada se perde, lembra?

- E o caroço do abacate? até ele! Rale, leve ao forno por alguns minutinhos  e use sobre as massas para substituir o parmesão ou para engrossar molhos.

- alga marinha é barata e rende muito ( além de ter muitos minerais, vitamina B1, ação anti-inflamatória entre outras propriedades).

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Pois bem,   quero convidar você a procurar saber mais sobre tudo isso.

 

Então, deixo o link de uma reportagem muito bacana do Globo Repórter sobre esse assunto.

http://globoplay.globo.com/v/878572/

 

OBS: segundo o Tonny, não é necessário jogar fora a água da germinação. Essa água pode ser usada nos sucos.

 

Ah, lembrem que suco verde ajuda a desintoxicar, ideal pra quem abusar neste carnaval!!!

 

Beijo pessoal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaque

Uma outra Perspectiva para a Cura - Parte III

November 4, 2019

1/7
Please reload

Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts

September 23, 2019

July 13, 2019

Please reload