Since 2015 | Todos os textos e imagens foram produzidos por Vanusa Vicelli e/ou Jucienne S R Camilotti, exceto quando sinalizado. | Todos os direito reservados. Proibido divulgação sem autorização.

Será que estamos dispostos a cuidar da saúde?

02.04.2017

foto: Bruna Mendes

 

 Olha só, se a outra foto foi em homenagem às mulheres e um sonho que eu tinha...  essa...

foi só pose mesmo! kkkkk Mas, preciso confessar, eu adorei!rssss

 

 

Mas, vamos lá que hoje o tema é sério.

No próximo sábado, dia 08 de abril, é o Dia Mundial do Câncer.

E eu quero propor a você a seguinte reflexão: até que ponto está disposto a cuidar da sua saúde? o quanto evita substâncias conhecidamente cancerígenas? E os sentimentos, o stress, o mau humor... você realmente acredita que tudo isso faça mal à sua saúde.

 

De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), de 80 a 90% dos casos de câncer estão relacionados com fatores externos, tais como alcoolismo, hábitos alimentares, fumo, alguns tipos de medicamentos, excesso de sol, hábitos sexuais, exposição à determinadas substâncias e por aí vai. 

Ou seja, nós temos algum controle sobre boa parte desses fatores.  Mesmo assim, vemos que as pessoas continuam tomando sol em excesso ou consumindo comida industrializada, temperos e outros alimentos prontos e cheios de químicos e conservantes, numa escala crescente, por exemplo!

 

No Brasil,  segundo o Ministério do Esporte divulgou em agosto de 2016,  ainda é grande a parcela sedentária  da população  (46%). Apesar de todos sabermos quanto os exercícios fazem bem à saúde física e mental.

 

Além disso, ainda vemos o uso indiscriminado de agrotóxicos ( o Brasil é o maior consumidor desses venenos, em todo mundo). Infelizmente, também,  temos um grande número de fumantes ( 10% dos brasileiros fumam) e o consumo de refrigerantes ainda é alto no nosso país, em 2015 foram 75,1 litros por pessoa.

 

Quantos números, não? mania de jornalista!! E pra não perde o hábito, deixa eu citar só mais alguns! kkkk

 

Seiscentos mil (600.000) novos casos de câncer foram previstos pelo INCA, para o Brasil entre 2016 e 2017.

Seiscentas mil pessoas que vão encarar uma doença grave e  entrar na luta pela vida. Seiscentas mil famílias que vão  conviver com alguém em tratamento. 

 

O tipo de câncer mais comum no nosso país é o de pele, levando-se em consideração homens e mulheres. Quando consideramos apenas  as mulheres, o de mama é o mais comum. Enquanto entre os homens é o de próstata. Mas o número de casos de câncer de pulmão, intestino, por exemplo, também são muito significativos. Lembrando que as chances de cura costumam estar relacionadas ao estágio da doença, quanto mais cedo for diagnosticado, mais chances de cura. 

 

Então, reflita o quanto tem dedicado de tempo ao lazer com a família, o quanto tem relaxado e como está cuidando da alimentação, do corpo e da mente. É essencial cuidar do tipo de vida que você leva bem como  da  alimentação. Além disso, fazer consultas médicas regulares e os exames solicitados, podem salvar a sua vida!

 

Até semana que vem!!!

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

Destaque

Uma outra Perspectiva para a Cura - Parte III

November 4, 2019

1/7
Please reload

Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts

September 23, 2019

July 13, 2019

Please reload