E quando o câncer chega junto com outras doenças?

Eu sei... simplesmente abandonei este espaço por um mês! Não sei se adianta pedir desculpas... mas vai lá: Por favor, não me abandonem e me desculpem! 

 

Assunto pra tratar é o que não falta. Mas decidi escolher um em especial.

 

" E quando o câncer chega junto com outras doenças?"

 

Nos últimos tempos, tenho recebido mensagens de pessoas que enfrentam desafios em doses altíssimas. Pacientes de câncer, mas também de depressão, dependência química, HIV, vitiligo e por aí vai.

 

Pessoas que, quando fazem contato, estão em pedaços, cheias de medo e inseguranças. E tudo ao quadrado. 

Não é fácil escolher as palavras para tentar incentivá-las a buscarem viver melhor. Não é mesmo!

 

Mas eu ACREDITO que é possível.

 

Procuro ter muito cuidado, procuro aguçar minha percepção e meu bom senso. Vou buscar  na espiritualidade as respostas e também pesquiso, me informo,  sobre cada caso. Faço o que me é possível, com responsabilidade!!

Sinto falta de formação em psicologia, por exemplo. Sinto não ter apoio de uma instituição para onde pudesse encaminhar algumas pessoas, também.

Percebo que essa rede de solidariedade da qual faço parte, tem vários furos, ainda...

 

Outro dia, meu filho me disse: você abraça muito mais do que pode dar conta. Será?

Talvez. Mas é deste jeito que tenho sido feliz. Cada vez que consigo ajudar alguém, sinto uma felicidade enorme. Por outro lado, reconheço minha impotência em algumas situações.

 

Outro dia, uma dessas histórias veio acompanhada de uma família inteira doente. Doenças variadas. Doenças conjugadas... Uma dor imensa se apossou de mim. Eu me senti impotente! Pedi ajuda `as mulheres do Grupo Laços do Peito. Elas logo me socorreram, assumiram algumas responsabilidades e me ajudaram muito, tudo por mensagens de whatsapp. Vocês acreditam? 

Duas delas foram até a casa da família! Compraram remédios, procurar dar apoio. Foi emocionante!

 

Levei dois dias pra conseguir me recuperar daquele baque, causado por uma realidade tão dura, e ir em busca de profissionais que pudessem nos auxiliar em relação `aquele caso. Ainda precisamos de ajuda. Vou escrever aqui porque, quem sabe, surgem ideias, ofertas de ajuda...

 

Precisamos de uma clínica para dependentes químicos com duas vagas sociais, pois a família não tem condições de pagar. Precisamos de atendimento psicológico para um terceiro membro dessa família. Precisamos de alguém que se responsabilize pelos remédios, enfim... Precisamos reunir os pedaços e, como um lego, montar uma família - para que ela se reconheça assim e possa voltar a ser feliz.

Gente, imaginem se conseguirmos isso!!! será talvez, o maior desafio da vida de muitos  de nós.

 

As histórias se multiplicam. De longe, tenho conversado com uma mulher com pouco mais de 30 anos  ( mora em outro estado). Não tem câncer. Chegou até mim, bem por acaso. Mas, chegou com uma alma doente.

Vítima de violência na infância, praticava automutilação e tentou suicídio mais de uma vez. Tem um problema gravíssimo de autoestima, apesar de ser bonita e inteligente.  Nitidamente, não acredita ser capaz.

Gostaria muito de poder abraçar essa moça e dar a ela condições de se tratar.

 

Uma história que já terminou e terminou muito bem, foi da paciente com HIV. Ela já acabou o tratamento contra o câncer, o vírus não está ativo,  tem uma família maravilhosa e vive sorridente e linda seguindo a vida, cheia de vida!

 

Estou dividindo essas histórias aqui porque acredito que podemos reavaliar nossos problemas diante de questões tão graves e, quem sabe, percebermos que nos falta muito pouco para sermos felizes.

E que, ser feliz hoje, com o que temos hoje, não dá espaço para os fantasmas do passado e nem as previsões negativas de futuro.

 

Particularmente, agradeço todos os dias por viver, ter oportunidades de crescimento pessoal e profissional, e  assim seguir enfrentado os meus problemas ( porque eles existem) e tenho sido feliz, apesar deles!

 

Uma linda, feliz e iluminada semana a todos!

 

 

 

Please reload

Destaque

Uma outra Perspectiva para a Cura - Parte III

November 4, 2019

1/7
Please reload

Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts

May 3, 2020

April 12, 2020

April 5, 2020

February 15, 2020

Please reload

Since 2015 | Todos os textos e imagens foram produzidos por Vanusa Vicelli e/ou Jucienne S R Camilotti, exceto quando sinalizado. | Todos os direito reservados. Proibido divulgação sem autorização.