top of page

Fake News sobre a cura do câncer

Já que todo mundo está falando sobre as notícias falsas e o combate a elas, decidi trazer este assunto para cá. Há tempos, este tema me causa indignação. Afinal, como é possível alguém querer se divertir ou tirar vantagens de outras pessoas, especialmente, quando as vidas delas estão em risco?

Decididamente não dá para aceitar isso! Como jornalista, tenho o dever de me preocupar em buscar boas fontes e divulgá-las. Mas isso pode ser também a preocupação de todos.

Já escrevi sobre um pouco a respeito, aqui no blog, na página do Laços no facebook e no meu perfil. Gente, não dá pra acreditar em tudo que a gente lê. Temos de verificar as fontes.

Pessoas sérias quando escrevem ou gravam um video, falam de onde veio o estudo no qual se baseiam.

(eu e o Baddy contra as notícias falsas)


E não é qualquer estudo. Temos que dar preferência a instituições importantes. E, quem escreve, pode também deixar o link para que outros possam acessar e confirmar a informação.


Quem me acompanha aqui sabe que sou fã da alimentação anti-câncer. Mas isso não quer dizer que a alimentação sozinha vá eliminar um tumor. Exercícios, alimentação, osteopatia, acupuntura, yoga, meditação, são complementares.


O exemplo do jornalista e apresentador, Marcelo Rezende, deve se tornar um clássico. Ele embarcou numa proposta milagrosa, feita por um médico famoso nacionalmente pelos livros de autoajuda e não pela prática da medicina em si - pesquisem médico de Marcelo Rezende - propôs que ele abandonasse o tratamento convencional.

A quimioterapia lhe daria aí uns dois anos de vida, segundo li. E o tal médico milagroso disse que em poucos meses ele estaria curado apenas com mudanças na alimentação e mais alguns medicamentos.

Pois bem, ele morreu, justamente, no mês em que o tal milagreiro prometeu que o paciente começaria a melhorar.


No mês passado, o Oncoguia lançou: "Causadores Oncoguia", uma rede de influenciadores digitais que estão ajudando a combater as informações de qualidade. Quando tiverem dúvida, perguntem a um deles. Podem perguntar pra mim também, claro!

E tem inúmeras clínicas e médicos sérios, ligados a instituições de saúde ou de pesquisa, que também estão na internet, tratando de temas sérios ligados ao câncer.


De posse da boa informação, fica mais fácil a gente se defender de pessoas mal intencionadas!





Destaque
Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social