Since 2015 | Todos os textos e imagens foram produzidos por Vanusa Vicelli e/ou Jucienne S R Camilotti, exceto quando sinalizado. | Todos os direito reservados. Proibido divulgação sem autorização.

Biópsia com ou sem anestesia?

29.04.2018

Atendendo `a sugestão feita ao Blog pela  Dra. Maria Helena Louveira, que é médica radiologista, aqui em Curitiba, e minha amiga e parceira em algumas ações (ela é diretora do Centro de Mama do HC), vamos falar disso.

 

Claro que antes tenho algumas "coisitas" para contar, kkkkk!

Já fiz ultrassom das mamas e axilas e a mamografia. Lembram que eu perdi a data e tive que remarcar tudo? E já colhi os exames de sangue ... pra variar dei o maior trabalho para o pessoal do laboratório!

Não tenho medo, não! Garanto que você já estava me imaginando a fazer o maior escândalo, né?!!!

O problema é que minhas veias já eram fininhas. Com a quimio, elas perderam a elasticidade (e olha que usei catéter, hein?!), por isso, não aguentam as agulhas, as danadinhas!

 Bom, agora, só falta a cintilografia e mais as ecos pedidas pela minha ginecologista ( que adoroooooo), Cristiane Ampessam.

Outra coisa, estou deixando o cabelinho crescer, por isso voltei a usar o lencinho amarrado, a lá pin up! Taí uma coisa que curto demais e que só aprendi a usar por necessidade, os lenços! As fotos deste post são da Bruna Mendes, feitas no ano passado. No último post já falei que vou fazer fotos novas, né? Imagino que todo mundo esteja cansado de tanta repetição! affff

 

A batalha para emagrecer continua. A volta à academia ficou para depois do feriado ( não se trata daquele papo, de "começo na segunda",  como sugeriu um amigo! kkkkk) Eu vou siiiimmm!!! 

Vou sim, pára aí  - você também - de duvidar de mim!!!! :/

Tô até escrevendo aqui porque daí... o compromisso é público! rssss

 

Voltemos à Biópsia!!

Como sou jornalista, além de números e percentuais, gosto também de definições. Por isso, fui buscar no Dicionário Caldas Aulete, o que significa essa palavra. Lá encontrei:

 

Biópsia é um termo médico para o "método que consiste em retirar de um corpo vivo, um fragmento de tecido, para  analisar com o microscópio. F. gr. Bios (vida)+opsis (vista)+ia".

 

O que não está no dicionário é o efeito que essa palavra costuma causar nas pessoas. Em geral, elas ficam muito assustadas, naturalmente por causa do risco da confirmação de um câncer. Mas, além disso, em alguns casos, existe a propagação da ideia de que este exame é uma experiência dolorida e desgastante.

Pois não deve ser.  Em especial no caso da mama, que foi onde busquei mais informações com o Dr. Cleverton Spautz e com a própria Dra. Maria Helena. Neste caso,  a biópsia deve ser feita com anestesia, que vai ajudar a paciente a não sentir  a agulha passar pela pele. Porque depois, não se sente mais dor.

 

O exame é feito uma espécie de agulha acoplada a uma pistola. Muitas vezes, nós nos assustamos com o barulho que a pistola faz, a cada disparo ( momento em que o material é colhido). Eu confesso que o médico que colheu minha biópsia, não foi muito bacana, pois ele não me explicou como seria. Levei um sustão!

O ideal é perguntar como vai ser, caso o médico não tome a iniciativa de explicar.

 

Já a biópsia de axila, como a agulha é mais fina, não precisa de anestesia, porque a dor é equivalente `a picada da mesma anestesia. Eu lembro bem da minha, fiz no consultório e não doeu nada.

 

Mas quem pode realizar uma biópsia?

Um médico radiologista ou o mastologista ( no caso da mama, por exemplo).

 

Então, se você está para fazer uma biópsia, em primeiro lugar não se desespere! Em segundo, converse com o médico que vai realizar o exame. Pergunte como vai ser, se ele vai usar anestesia, se costuma doer, etc.

 

OK? Até semana que vem e vamos em frente sempre com pensamentos positivos!

Aproveitem o feriado! Beijos

 

 

 

 

 

Please reload

Destaque

Uma outra Perspectiva para a Cura - Parte III

November 4, 2019

1/7
Please reload

Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts

September 23, 2019

July 13, 2019

Please reload