Since 2015 | Todos os textos e imagens foram produzidos por Vanusa Vicelli e/ou Jucienne S R Camilotti, exceto quando sinalizado. | Todos os direito reservados. Proibido divulgação sem autorização.

POR UMA SAÚDE MAIS ROSA

 

 

No Brasil contamos com um Sistema Público de Saúde. Diz a Lei:

 

Art.196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.

 

Conheço alguns médicos que atuam ou atuaram no SUS e posso dizer que eles são muito bons. Pessoas que atuam também na rede privada, com muita qualidade técnica, além de muito jeito no trato com o ser humano.

Mas, a falta de tudo, corrói a disposição desses profissionais, assim como, deixa mais grave muitas das doenças que chegam até postos de saúde e hospitais públicos.

 

Faltam mastologistas na rede pública. Porém o número de ginecologistas é bom. Porém, só o mastologista pode pedir uma biópsia. Ou seja, o gineco suspeita, encaminha para o mastologista, a paciente entra numa fila enooorme, é obrigada a esperar um tempão. Depois da consulta, ela enfrenta a fila para fazer a biópsia... Muitas mulheres vem do interior pra fazer o exame aqui em Curitiba. 

Um dos hospitais públicos que eu acompanho enfrenta constantes faltas de agulha para biópsia, acreditam?

 

 

Quando sai o resultado, se for positivo para malignidade, uma Lei diz que o paciente deve começar o tratamento em no máximo 60 dias. O que, nem sempre é possível. 

No ano passado, a Campanha Além das Barras mostrou o caso da Rose Brizola, que esperou um ano pelo agendamento e realização da biópsia. Conviveu um ano com a suspeita de câncer.

Graças a Deus, não era maligno. MAs, e se fosse? Um ano... 

 

 (Quem quiser conhecer essa campanha e ajudar a diminuir esse tipo de problema, pode entrar no site http://www.alemdasbarras.org.br/)

 

Hoje, as mulheres já sabem muito sobre autoexame e a importância da mamografia. Graças a Deus e temos que continuar falando disso. Mas está na hora de também aproveitarmos toda essa mobilização existente em torno do Outubro Rosa, que é um movimento mundial, para começarmos a exigir mais condições aqui para a saúde pública do nosso país!

 

 

 

 

 

Please reload

Destaque

Uma outra Perspectiva para a Cura - Parte III

November 4, 2019

1/7
Please reload

Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts

September 23, 2019

July 13, 2019

Please reload