POR UMA SAÚDE MAIS ROSA

No Brasil contamos com um Sistema Público de Saúde. Diz a Lei:
Art.196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e outros agravos e ao acesso universal igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
Conheço alguns médicos que atuam ou atuaram no SUS e posso dizer que eles são muito bons. Pessoas que atuam também na rede privada, com muita qualidade técnica, além de muito jeito no trato com o ser humano.
Mas, a falta de tudo, corrói a disposição desses profissionais, assim como, deixa mais grave muitas das doenças que chegam até postos de saúde e hospitais públicos.
Faltam mastologistas na rede pública. Porém o número de ginecologistas é bom. Porém, só o mastologista pode pedir uma biópsia. Ou seja, o gineco suspeita, encaminha para o mastologista, a paciente entra numa fila enooorme, é obrigada a esperar um tempão. Depois da consulta, ela enfrenta a fila para fazer a biópsia... Muitas mulheres vem do interior pra fazer o exame aqui em Curitiba.
Um dos hospitais públicos que eu acompanho enfrenta constantes faltas de agulha para biópsia, acreditam?

Quando sai o resultado, se for positivo para malignidade, uma Lei diz que o paciente deve começar o tratamento em no máximo 60 dias. O que, nem sempre é possível.
No ano passado, a Campanha Além das Barras mostrou o caso da Rose Brizola, que esperou um ano pelo agendamento e realização da biópsia. Conviveu um ano com a suspeita de câncer.
Graças a Deus, não era maligno. MAs, e se fosse? Um ano...
(Quem quiser conhecer essa campanha e ajudar a diminuir esse tipo de problema, pode entrar no site http://www.alemdasbarras.org.br/)
Hoje, as mulheres já sabem muito sobre autoexame e a importância da mamografia. Graças a Deus e temos que continuar falando disso. Mas está na hora de também aproveitarmos toda essa mobilização existente em torno do Outubro Rosa, que é um movimento mundial, para começarmos a exigir mais condições aqui para a saúde pública do nosso país!