Prevenção ou Diagnóstico precoce?
Na semana passada prometi falar sobre este assunto.
Então, vamos lá! ( vá até o fim para entender meu convite)
Prevenção passa por melhorar nosso meio e nossos hábitos de vida. Ou seja, reduzir os índices de poluentes; de agrotóxicos suspensos no ar, que contaminam as águas dos rios, que aderem à composição dos alimentos, que envenenam o agricultor, por exemplo, é melhorar nosso meio.
Melhorar nossos hábitos individuais já sabemos, né? Exercícios físicos 5x por semana, pelo menos 30 minutos ao dia, alimentação equilibrada, frutas e verduras frescas, evitar os alimentos processados e os muito processados, evitar os industrializados, refrigerantes, enlatados, álcool, não fumar, consumir o mínimo de produtos com conservantes, espessantes, corantes, e assim por diante...

Mas aí você me pergunta, mas e o autoexame? e a mamografia? e o exame clínico, feito pelo médico?
Agora vamos falar de diagnóstico... porém lembre-se que quando o câncer dá sinais, ele já não está numa fase tão inicial assim.
O Autoexame, é importantíssimo porque - por ser mensal - pode ajudar a mulher a identificar qualquer alteração na mama, em qualquer idade, ou no intervalo entre uma e outra mamografia - indicada pela Sociedade Brasileira de Mastologia como rotina anual a partir dos 40 anos.
É tão importante que 66,6% dos casos de câncer de mama são descobertos pelas próprias mulheres. Foi o meu caso! porém, foi por acaso, porque eu não fazia autoexame...

Provavelmente, se eu tivesse o hábito do autoexame, eu teria identificado as alterações da minha mama, bem antes. Com isso, o tratamento pelo qual passei teria sido bem menos agressivo...
Sobre o exame clínico... o médico é treinado para isso, ou seja, é imprescindível que as mulheres tenham uma rotina de consultas ao ginecologista. Ele pode identificar mudanças que podem nos passar despercebidas.
A mamografia é o exame que consegue identificar lesões bem iniciais, quando ainda não se consegue sentir pelo toque. Ou seja, é capaz de fazer o diagnóstico precoce!
Meu convite é para que você leve a sério a campanha do Outubro Rosa, que seja um alerta que ajude você a mudar seus hábitos, que te leve a fazer autoexame e ir ao médico com regularidade!
Escreva pra mim, caso tenha ficado alguma dúvida!
Divida esse convite com outras mulheres, compartilhe, ajude outras pessoas a entenderem a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.