Ácido Zelodrônico - pra que serve?

Começo o post de hoje com a seguinte frase ( pode parecer clichê, mas não ligo!) :

"Amigos formam a parte da família que a gente encontra ao longo da vida". E como sempre digo, sou muito afortunada neste quesito! Sendo assim, a imagem foi o registro de um daqueles momentos deliciosos em família.


Meus compadres, Adriana e Marcelo, meus afilhados, Marcelinho e JM, eu e o Buddy nos conversamos, comemos, brindamos a vida e, acima de tudo, oferecemos o amor que cada um guarda pelo outro! Isso faz bem pra alma e pra saúde: demonstrar amor! Não esqueça disso!


Em um dos últimos posts comentei que fiz consulta com minha Oncologista, Débora Gagliato, e que ela me receitou uma medicação para aumentar a proteção dos ossos contra metástase. Hoje fui pesquisar a respeito. Ainda tenho muitos questionamentos a respeito, mas vamos lá. Vou dividir com vocês o que encontrei.


Bem, pelo que levantei, trata-se de uma terapia relativamente nova, já que foi apresentada na ASCO 2017 (American Society of Clinical Oncology - o evento mais importante do mundo em se tratando de oncologia). Bem, pelo que entendi, os pesquisadores fizeram uma revisão na literatura a respeito dessa e de outra substância. Concluíram que eles agem sobre os ossos e reduzem o risco de metástase, além de melhorar a sobrevida de pacientes com câncer de mama não metastático.


Porém, não têm indicação para todos os casos, infelizmente! Essas substâncias são indicadas para mulheres que entraram naturalmente na menopausa e também para aquelas que fizeram uma tal de "ablação ovariana". Nossa, pesquisei, pesquisei e não encontrei uma definição satisfatória pra isso, mas seria fazer os ovários pararem de funcionar. Acho que no futuro, vou fazer um post só pra isso.


Pra dizer a verdade, acho que terei de voltar muitas vezes a este tema já que hoje não consegui descobrir se há cobertura dos planos de saúde para o ácido zelodrônico...

De qualquer modo, achei que valia escrever a respeito! Deste modo, as pacientes que lerem este post poderão saber da existência desse recurso para conversar a respeito com seus oncologistas.


Mas, como eu disse, mais à frente trarei mais detalhes.

Que a semana seja produtiva, próspera e cheia de paz e saúde!






Destaque
Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts

Since 2015 | Todos os textos e imagens foram produzidos por Vanusa Vicelli e/ou Jucienne S R Camilotti, exceto quando sinalizado. | Todos os direito reservados. Proibido divulgação sem autorização.