top of page

A Importância de ter Amigos

Para quem está passando por um momento desafiador, seja ele relacionado a uma doença física, mental ou emocional, sabe da importância de se ter uma rede de apoio.

Desde 2018 pude vivenciar isso na pele.

Hoje, quase 5 anos após, posso dizer com tranquilidade que ter amigos-anjos, faz toda a diferença.

Quando iniciei minha jornada, morava em Toronto, faziam 21 meses, então aqueles poucos novos amigos, a família do Brasil (que se revezou e não meu mediu esforços para me cuidar) e voluntários de ONGs passaram a ser minha rede de apoio.

Foi fundamental para que toda a família pudesse tentar seguir uma vida mais próxima do normal mesmo em meio a meu tratamento.

Hoje, quase 5 anos após, não moro mais em Toronto, vão fazer 3 anos que nos mudamos mais para o norte, para uma cidade “de interior”, onde tenho aquela “sensação de pertencimento”!

Aqui encontrei amigas que se tornaram irmãs, tenho a sorte de ter família morando pertinho, recebo a visita da família do Brasil e de amigos-anjos (que moram longe, mas não medem esforços para virem nos vir)! Além do apoio de toda a equipe médica, de enfermagem e do office e de voluntários do hospital. Ah! Como amo o Centro de Câncer do Royal Victoria Hospital. Eterna gratidão a todos!

Poder falar abertamente sobre o momento que vivo me permite receber todo esse apoio, carinho e principalmente amor. Se eu ficasse calada, seja por vergonha ou por medo de julgamento ou por qualquer outro motivo, não estaria me sentindo tão amada!

E ah! Como isso faz diferença. Acho que principalmente após esses anos de pandemia, aprendemos o quanto o calor humano nos faz falta. Estar no meio de pessoas, sentir o contato físico, ABRAÇAR!

Desejo que você, mesmo em meio ao caos, possa ter a humildade necessária de pedir ajuda! Sei que não é fácil, quando usamos palavras para nos expressar, temos que ter passado pelo período do luto (quando recebemos um diagnóstico) e depois pela aceitação. Afinal, se não aceitamos, como vamos pedir ajuda?

Compartilhe com quem está ao seu redor, aceite ajuda! A ajuda pode não vir exatamente da maneira que deseja, mas tenha certeza de que a intenção é a melhor possível! Confie nos caminhos que Deus desenhou para ti.

Desejo que você encontre ao menos um (a) amigo (a) que te prepare uma comidinha com amor, que sente ao seu lado e fique esperando você apreciar a comida que ela preparou, que te faça chorar de tanto dar risada e que saiba o que você está pensando só de te olhar.

E por último, desejo que você abrace muito! Sinta o calor humano, o toque, a troca de energia! Reúna pessoas!

Sei que muitos se isolaram após a pandemia, mas peço do fundo do coração, comece devagar, mas volte a ter uma rede de convívio

de apoio! Um abraço pode salvar!


Um beijo no coração,

Juci


Destaque
Siga, Curta e Compartilhe
  • Facebook ícone social
Ultimos posts
bottom of page